RSS

Somos Ayana Leal, Cassio Costa, Marcella Mendes e Pedro dos Santos, alunos do curso de Arquivologia da UnB e componentes do grupo Papel Noel da disciplina Diplomática e Tipologia Documental ministrada pelo Prof. Dr. André Porto Ancona Lopez :)

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Plano de Classificação Empresa Jingle Bells

O plano de classificação abaixo está sendo feito da seguinte forma:
dentro do fundo da empresa Jingle Bells são encontrados documentos da área meio e da área fim.
No plano da área meio, está sendo priorizada a parte que corresponde a atividades que apenas a empresa Jingle Bells faz, ou seja, o estudo de cartas e o estudo de crianças.
No plano da área fim, é feita a classificação de acordo com a finalidade da empresa, que é presentear as crianças.
Dentro de cada série, é feita a separação por funções e dentro de cada função as tipologias. No decorrer do trabalho, o plano poderá sofrer acréscimos ao encontrar novas tipologias.

Fundo: Empresa Jingle Bells

Área meio
1 - Estudo de Cartas
1.1 - Verificação das necessidades
1.1.1 - Cartas recebidas
1.2 - Crianças que não receberão presente
1.2.1 - Relação de cartas consideradas não autênticas
1.2.2 - Relação de crianças que não se comportaram bem
1.3 - Crianças que receberão presente
1.3.1 - Relação de crianças que receberão presentes
1.4 Identificação de cartas autênticas
1.4.1 - Manual de cartas autênticas
1.4.2 - Relatório de cartas autênticas e não autênticas
2 – Estudo das crianças
2.1 - Acompanhamento individual
2.1.1 - Dossiê de cada criança (contendo o resumo de sua história e anotações sobre seu comportamento)

Área fim
100 – Compra de presentes
100.1 - Guia de compra
100.1.1 - Lista de presentes a ser comprados
100.1.2 – Estudo de compras
100.2 - Comprovante de compra
100.1.1 - Notas fiscais
200 – Entrega de presentes
200.1 - Controle de entrega
200.1.1 - Relatório de entrega de presentes

Contextualização do Trabalho Final


Por mais que a tradição de algumas pessoas em distribuir presentes na época do Natal tenha começado ha muito mais tempo, a empresa Jingle Bells foi criada em 1932 com o intuito de centralizar a distribuição de presentes para as crianças de todo o mundo.

Papai Noel, o dono da empresa, conta com a ajuda de sua esposa e cerca de infinitos funcionários, estagiários e voluntários. Os presentes são comprados com o dinheiro repassado pelo governo de cada país e, após o Natal, o Papai Noel precisa prestar contas de todo o gasto com a empresa.

A ideia de centralizar a distribuição se deu com a percepção da importância que o Natal tem mundialmente e da impossibilidade de muitas crianças serem presenteadas.

São recebidas milhares de cartas de todo o mundo, sendo selecionadas primeiramente apenas aqueles que seguem alguns requisitos formais para que sejam consideradas autênticas. Em seguida, é feito o estudo da vida/história da criança e é verificado se as informações passadas nas cartas são verídicas. Por último, é estudado o seu comportamento neste ano.

No arquivo da empresa são encontrados documentos da área meio e área fim. Na área meio são encontrados documentos comuns a qualquer outra empresa, ou seja, documentos sobre sua organização e funcionamento, da área de pessoal, de compra de material, etc. A documentação da área-fim diz respeito às atividades ligadas aos pedidos recebidos por meio das cartas que as crianças mandam.

Com a ajuda de profissionais da Arquivologia, o arquivo da empresa é organizado seguindo um plano de classificação próprio da área meio e da área fim.

O grupo Papel Noel usará a empresa Jinglebells para a realização do trabalho final da disciplina.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Desafio de um problema


Gente, eu queria compartilhar um problema aqui com vocês. O Papai Noel veio reclamar que neste último natal ele ficou desconfiado de que estava recebendo cartas forjadas. Em alguns casos era muito fácil perceber que a carta não havia sido escrita pela criança e, consequentemente, aquele pedido poderia ser uma farsa. Outras vezes ele constatou que a mesma criança mandou diversas cartas com vários pedidos.
O nosso desafio é pensar como pode ser comprovada a autenticidade diplomática e legal dessas cartas a fim de ajudar o Papai Noel a mandar um comunicado a todas as crianças ainda este ano para que no próximo Natal as cartas já estejam padronizadas e autênticas.
Obrigada, e conto com a colaboração de vocês para que possamos ajudá-lo a resolver este grande problema! Beijoos!!!!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

sobre atividade dos conceitos


Oi geeeeente, ainda bem que essa semana pudemos respirar um pouco né? A atividade da vez é falar da atividade dos conceitos, que eu vou te falar viu, QUE ATIVIDADE!!!!!!!!

Parece fácil, mas procurar 18 conceitos sobre um termo não é fácil não!

Mas temos que confessar que foi uma ideia muito boa porque agora temos a reunião do significado que diversos autores dão para os principais temas da Arquivologia.

Então é isso gente, foi uma experiência legal, porque, mesmo dando muito trabalho, fomos atrás de significados desses termos tão simples de explicar e com isso acabamos aumentando a nossa Biblioteca virtual!!!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Atividade da Semana – Retirada do Arquivo Nacional da Casa Civil.

A Atividade da Semana está relacionada à polêmica decisão do novo Ministro da Casa Civil Antônio Palocci em retirar o Arquivo Público da Casa Civil e colocá-lo no Ministério da Justiça. Esse assunto já foi tema de uma de nossas postagens (acesse aqui). Para isso, como proposto pela atividade da semana, iremos fazer uma análise do documento que mostra trechos da posse do Ministro Antônio Palocci.

Análise diplomática:

Denominação do Documento: Antonio Palocci - ministro-chefe da Casa Civil – parte 1 Espécie: Vídeo.

Forma: Original.
Formato: Vídeo.
Suporte: Meio Digital.
Gênero: Audiovisual.
Idioma: Português.

Linguagem: Formal.

Análise tipológica:

Entidade Produtora: Casa Civil.
Entidade Receptora: Público Interessado.

Entidade Reprodutora: Youtube.

Data tópica: Brasília.

Data Cronológica: 02/01/2011.

Função Administrativa: Apresentar novo Ministro da Casa Civil, a fim de tornar público ato de posse em seu cargo.
Função Arquivística: Servir como prova de fato ocorrido, com grande repercussão para a sociedade em geral.
Descrição: Discurso da posse do novo Ministro da Casa Civil.

Em que medida tal modificação afetaria o arquivo do nosso blog?

A retirada do Arquivo Nacional da Casa Civil, apesar de influenciar bastante na fundamentação das políticas públicas de arquivos e documentos públicos no Brasil, em nada influenciará ao arquivo de nosso blog. Uma vez que nosso arquivo encontra-se no Pólo Norte, em um lugar bem distante do Brasil, as decisões que afetam nosso Arquivo são as do Arquivo Nacional Finlandês.

1-
Levando em consideração a figura publicada pela revista Veja, o produtor deste documento é a concessionária Comvesa e o titular é cada comprador da revista.
2- A forma deste anúncio é original múltipla.
3- A função que o documento exerce é convencer o leitor de que a melhor compra do ano (a compra do carro Azera) pode ser feita neste concessionária.
No caso do leitor chegar à concessionária e descobrir que a oferta anunciada não pode mais ser cumprida:
4 - A cópia do anúncio autenticada pelo cartório tem autenticidade legal, pois foi assinado por uma autoridade que garante a sua genuidade e tem autenticidade diplomática, pois apresenta todas as características de um anúncio ou propaganda verdadeiro.
5 - É preciso verificar se em nenhum lugar do anúncio está a informação da validade da promoção. Caso não seja encontrada, é possível sim dizer que ele tinhas informações falsas, porque o anúncio diz que aquele carro pode ser comprado por aquele valor naquela concessionária, sem especificar por quanto tempo este preço vai continuar.
6 - A partir de diversas cópias do anúncio retirado do processo, a autenticidade histórica do anúncio não ser reconhecida se a promoção não tiver sido feita realmente (se o que está escrito no anúncio não tiver sido cumprido)
7 - O plano de classificação é o utilizado pelo procon, onde são classificados documentos da área-fm.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

RIC

Com o novo documento de Registro de Identidade Civil ficará mais difícil falsificar ou tirar mais de um Registro. Este é um registro nacional, que substituirá o RG emitido por estado. Serão dois chips contendo informações pessoais, dados biométricos e os números dos outros documentos.
A nova identidade dos brasileiros, começará a ser emitido no Distrito Federal, Bahia e Rio de Janeiro, além de quatro municípios nos estados de Goiás, Tocantins, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Os locais do projeto-piloto foram definidos após análises técnicas, com especial atenção ao grau de interoperabilidade dos diferentes sistemas de identificação.
Parece ser muito bom substituir todos os nossos documentos em papel por um cartãozinho, mas me diga uma coisa: e se alguém encontrar o seu RIC, vai ter acesso a todos os seus dados???

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Correio do Pólo Norte.

No período do Natal, a cidade do Papai Noel (Lapônia Filandesa) recebe milhões de cartas com destino ao Bom Velhinho. A avalanche de cartas que chegam aos serviços postais finlandeses começou há quase 80 anos, quando um popular programa de rádio infantil afirmou que o Papai Noel vivia numa montanha dos arredores. O serviço de correios do país não teve outra saída a não ser abrir uma agência exclusivamente destinada a essa correspondência tão especial. Todas as cartas recebidas com remetente recebem religiosamente uma resposta em oito idiomas diferentes.
Fonte: Terra.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Única foto da primeira viagem ao Pólo Sul é encontrada na Austrália

Boa tarde galerinha!! Natal já acabou, mais um ano se passou e cá estamos, firmes e fortes! ;D
Então dedico essa postagem a todos os blogueiros de plantão que nos seguem fielmente e gostam das nossas postagens! Um grande beijo à todos vocês! ;***




A única fotografia conhecida da expedição que alcançou pela primeira vez o Polo Sul foi encontrada nos arquivos da Biblioteca Nacional da Austrália, segundo informações da agência estatal AAP.

Harald Ostgaard Lund, um historiador norueguês, descobriu a imagem após analisar durante meses mais de 700 mil imagens da galeria digital da instituição. A fotografia, datada de 1911, mostra o explorador norueguês Roald Amundsen na sua chegada ao ponto mais meridional do globo.

Ela foi tomada pelo fotógrafo australiano Edward W. Searle e incluída em seu álbum Vistas da Tasmânia. O historiador viajou à Austrália no começo do ano na busca dos originais das cópias das imagens cedidas pela família de Amundsen ao Museu Nacional da Noruega.

“Com tantas fotos antigas em nossa coleção, foi quase um milagre poder encontrar esta tão valiosa”, afirmou a diretora da Biblioteca Nacional da Austrália, Linda Groom.

Amundsen chegou ao Polo Sul dia 14 de dezembro de 1911, ganhando a corrida de 34 dias contra o aventureiro britânico Sir Robert Falcon, que perdeu a aposta por empregar cavalos mongóis em vez de cachorros para puxar seus trenós. A fotografia será cedida nas próximas datas à Noruega, que em 2011 celebrará o centenário da proeza.

Fonte: Agência EFE / Terra


A história de Frank William Abagnale Jr.


O filme ''Catch me if your can'' (Prenda-me se for capaz) de Steven Spielberg, conta a história de Frank Abagnale Jr, um grande falsário americano da década de 60. Aos 17 anos, Abagnale torna-se um gênio na arte da falsificação de cheques e de documentos e passa a aplicar golpes em vários estados americanos e nas mais diversas instituições.

Em cinco anos, Abagnale trabalhou sob 8 identidades, como piloto de aviões, médico, advogado e até professor, além de ter usado muitas outras para fraudar cheques, cujo volume de prejuízos passou de US$2,5 milhões.

Abagnale foi preso na França em 1969, depois foi extraditado para a Suécia onde ficou por um ano por falsidade ideológica. Em 1974, o governo federal dos Estados Unidos o libertou sob a condição de que Abagnale deveria ajudar as autoridades federais contra fraudes monetárias. Mais tarde fundou a Abagnale & Associates, onde adverte o mundo dos negócios sobre fraudes, e organiza palestras e aulas pelo mundo. Abagnale é agora um multi-milionário através de sua empresa de consultoria de fraudes e prevenção.

Segundo o próprio Abagnale em entrevista à Computer World: ‘’Não há sistema seguro. Se você acha que a sua empresa está totalmente segura, não tem idéia da capacidade de criatividade do ser humano. ’’

Fontes: http://computerworld.uol.com.br/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Frank_Abagnale,_Jr.

http://www.omelete.com.br/cinema/prenda-me-se-for-capaz/


terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Ministro Palocci retira Arquivo Nacional da Casa Civil.

Após 9 anos, o Arquivo Nacional não fará mais parte da Casa Civil. A comunidade arquivística nacional recebeu com grande surpresa e indignação a notícia de que o Arquivo Nacional deixará após muitos avanços, a Casa Civil da Presidência da República. Consequentemente, os problemas que esta mudança no posicionamento hierárquico causará às atribuições e projetos são enormes. Os mais fortes se darão no SIGA e no CONARQ.



segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Conhecendo o tabelião

Tabelião ou Notário

"Oficial público cuja função é lavrar atos e contratos que requeiram forma e autenticidade legal e pública"
Fonte: Dicionário Michaelis

O que é ser um tabelião?

Tabelião, ou notário, como também é chamado, é o funcionário público concursado com del

egação do poder público, formado em direito, que tem o objetivo de conferir autenticidade aos documentos, como garantia de segurança jurídica e de liberdade contratual. É também o tabelião que lavra e faz averbações no livro de notas sobre os instrumentos de atos jurídicos que são solicitados. Esse profissional é um servidor público, que não tem vínculos hierárquicos com qualquer órgão da administração ou do poder público.

Quais as características necessárias para ser um tabelião?

Para ser um tabelião, o profissional tem que ser um jurista, portanto, o domínio sobre conceitos da área do direito são imprescindíveis. O conhecimento de um outro idioma estrangeiro, como o inglês, também é muito importante. Outras características interessantes são:

· responsabilidade

· imparcialidade

· paciência

· capacidade de organização

· capacidade de concentração

· facilidade de entender os trâmites legais

· facilidade de lidar com pessoas

· metodologia

Qual a formação necessária para ser um tabelião?

No Brasil, para ser um tabelião é necessário diploma de curso superior em direito. A Constituição de 1988 reconhece em seu artigo 236 o caráter privado da função e a necessidade do concurso público para obter-se a delegação d

o poder público. Portanto, o candidato, para se tornar um tabelião precisa ser aprovado em seleção pública realizada pelo Poder Judiciário, com a participação do Ministério Público, da Ordem dos Advogados e do Colégio Notarial. Após a aprovação na seleção, o profissional se torna um funcionário público sem vínculos hierárquicos que é responsável pelo cartório na região que lhe for cedida. Dessa forma, seus serviços são pagos por quem o requisita, de acordo com uma tabela pré-fixada de emolumentos que varia com a região, e ele é responsável por prejuízos e por possíveis danos que cause aos requerentes.

Principais atividades

· administrar o cartório que lhe foi concedido

· formalizar juridicamente a vontade das partes

· intervir em atos ou negócios jurídicos dando-lhes autenticidade

· autenticar fatos

· lavrar escrituras e procurações públicas

· lavrar testamentos públicos e aprovar os cerrados

· lavrar atas notariais

· reconhecer firmas

· autenticar fotocópias

Áreas de atuação e especialidades

O tabelião, de acordo com a sua especialidade, pode ser considerado de notas ou de protestos.

· tabelião de notas: é o responsável por lavrar e dar autenticidade a documentos públicos, entre outras funções

· tabelião de protestos: tem a competência de realizar atos relacionados com protestos cambiários

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o tabelião depende exclusivamente da abertura de concursos públicos para o cargo. O profissional é enquadrado como servidor público, portanto tem todos os benefícios do funcionalismo, o que torna a profissão ainda mais interessante. Para quem quer prestar o concurso, é necessário muito estudo, além de paciência e perseverança. A remuneração do tabelião é paga por quem solicita o serviço, são os emolumentos que são fixados pelos Poder Público, que podem variar de um estado para o outro. Além disso, o profissional é responsável por qualquer dano que ele ou seus funcionários provoquem aos requerentes.

Curiosidades

A referência mais antiga de tabeliões na legislação portuguesa data de 15 de janeiro de 1305, quando D. Denis instituiu o Regimento dos Tabeliães. Com o passar do tempo, o regimento passou a ser considerado como uma maneira de beneficiar pessoas próximas ao soberano. Esse quadro só começou a se modificar no século XIX, com o surgimento de leis que impunham requisitos necessários para exercer a função.
Na época do Brasil Colônia o cargo resultava de doação e tinha caráter vitalício, e posteriormente ocorreram casos de compra e venda do cargo.
Atualmente a entidade que congrega os tabeliães chama-se Colégio Notarial, que por sua vez é filiado a União Internacional do Notariado, com sede em Buenos Aires.
A Constituição de 1988 estipula que o cargo é exercido mediante concurso público, e é regulamentado pela lei n° 8.935/94.

Fonte: Brasil Profissiões

Ao lado está o tabelião Marcos Fioravanti (Foto Hedio Fazan)