RSS

Somos Ayana Leal, Cassio Costa, Marcella Mendes e Pedro dos Santos, alunos do curso de Arquivologia da UnB e componentes do grupo Papel Noel da disciplina Diplomática e Tipologia Documental ministrada pelo Prof. Dr. André Porto Ancona Lopez :)

Atividade dos conceitos

Quando você olha para uma pilha de documentos como essa ao lado o que logo pensa? CLASSIFICAR, óbvio, né?
Na atividade dos conceitos o grupo Papel Noel ficou responsável pelo termo Classificação.

As primeiras três referências escolhidas foram:
"1 Organização dos documentos de um arquivo(1) ou coleção, de acordo com um plano de classificação, código de classificação ou quadro de arranjo.
2 Ato ou efeito de analisar e identificar o conteúdo de documentos, selecionar a categoria de assunto sob a qual sejam recuperados, podendo-se lhes atribuir códigos.
3 Ato pelo qual se atribui a documentos, ou às informações neles contidas, graus de sigilo, conforme legislação específica. Também chamado classificação de segurança."
Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivístico. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional,p.136, 2005.

"Processo que, na organização de arquivos correntes, consiste em colocar ou distribuir os documentos numa sequência alfabética, numérica ou alfanumérica, de acordo com o método de arquivamento previamente adotado."
PAES, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática. 2a ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1991.

"Classificação, em se tratando de documentos públicos, significa o arranjo dos mesmos segundo um plano destinado a facilitar o seu uso corrente."
SCHELLEMBERG, T. R. Arquivos Modernos: princípios e técnicas. Trad. Nilza TeixeiraSoares. 4a ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2004.



Semana 2:
"É a função/intervenção que dá sentido e que preserva o caráter orgânico do conjunto, espinha dorsal de todo o conhecimento arquivístico e o que delimita e distingue o objeto (informação) da Arquivística das outras áreas da Ciência da Informação."
SOUSA, Renato Tarciso Barbosa de. Classificação de documentos arquivísticos: Trajetória de um conceito. Disponível em< http://www.arquivistica.net/ojs/include/getdoc.php?id=294&article=64&mode=pdf>. Acesso em 1dez.10.


"Como um processo intelectual de identificação e de reagrupamento sistemático de temas semelhantes, segundo suas características comuns, podendo, em seguida, serem diferenciados, desde que a quantidade assim o exija."
FARIA, Wadson Silva. A normalização dos instrumentos de gestão arquivística no Brasil: um estudo da influência das resoluções do Conarq na organização dos arquivos da Justiça Eleitoral Brasileira.(2006, p. 34, apud Couture et al,1999, p. 18). Disponível em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Classifica%C3%A7%C3%A3o_documental>. Acesso em 3dez.10."

"O processo pelo qual se torna possível dispor de uma forma ordenada, um determinado conjunto de elementos, de molde a facilitar a sua posterior identificação, localização e consulta."
RIBEIRO, Joaquim. Disponível em <http://joaquim_ribeiro.web.simplesnet.pt/Arquivo/Classificacao.htm#Classificação>. Acesso em 3dez.10.



Semana 3:
"É um método que permite ordenar os vários elementos de um conjunto de acordo com as suas semelhanças e diferenças, agrupando o que é semelhante e separando o que é diferente."
RIBEIRO, Joaquim. Disponível em <http://joaquim_ribeiro.web.simplesnet.pt/Arquivo/Classificacao.htm#Classificação>. Acesso em 3dez.10.


"Classificar é separar ou dividir um conjunto de elementos estabelecendo classes ou grupos."
HEREDIA HERERRA, Antonia. Archivistica general. Teoria y practica. Sevilha : Diputación
de Sevilla, 1991."


“Ato ou efeito de identificar, após análise de um documento, a categoria sob a qual ele deve ser arquivado e de determinar o código correspondente para sua recuperação e sua segurança. As categorias de classificação podem ser determinadas pelo assunto do documento, pela estrutura da instituição ou por outros critérios por ela estabelecidos”.
GONÇALVES, Janice. Como classificar e ordenar documentos de arquivo. São Paulo :Arquivo do Estado, 1998.



Semana 4:
“Seqüência de operações que, de acordo com as diferentes estruturas, funções e atividades da entidade produtora, visam a distribuir os documentos de um arquivo”.
CAMARGO, Ana Maria de A., BELLOTTO, Heloísa L. Dicionário de Terminologia Arquivística. São Paulo: AABSP, Secretaria de Estado da Cultura, 1996.


“Entende-se por classificação de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas que visam a agrupar os documentos de arquivo relacionando-os ao órgão produtor, à função, à subfunção e atividade responsável por sua produção ou acumulação. O instrumento resultante da classificação é o Plano de Classificação de Documentos”.
São Paulo (Estado). Decreto estadual nº 48.897, de 27 de agosto de 2004, art. 10, parágrafo único.


"Essencialmente, a classificação é um processo intelectual de identificação e de reagrupamento sistemático de temas semelhantes, segundo suas características comuns, podendo, em seguida, serem diferenciados, desde que a quantidade assim o exija. Essa função consiste em um conjunto de convenções, de métodos e regras de procedimentos logicamente estruturados que permite a classificação dos documentos em grupos ou em categorias, quaisquer que sejam os suportes e a idade desses documentos.”
COUTURE, Carol; ROUSSEAU, Jean-Yves. Os Fundamentos da Disciplina Arquivística. Lisboa: Dom Quixote, 1998. 357.




Semana 5:
"identificação sistemática e arranjo de documentos em categorias de acordo com convenções estruturadas logicamente - estrutura, funções e atividades do produtor -, métodos e regras de procedimentos
representados em um plano de classificação"
SANTOS, Vanderlei Batista dos. Gestão de Arquivos Pessoais. Disponível em: http://www.arquivistica.net/ojs/viewarticle.php?id=131&layout=abstract. Acessado em: 9 de dezembro de 2010.


"atribuição, pela autoridade competente, de grau de sigilo a dado, informação, documento, material, área ou instalação; "
(Decreto 4553/02 | Decreto nº 4.553, de 27 de dezembro de 2002 - Artigo 4º. Disponível em: http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/110205/decreto-4553-02. Acessado em 9 de dezembro de 2010.)


"Entende-se por classificação de documentos a seqüência das operações técnicas que visam a agrupar os documentos de arquivo relacionando-os ao órgão produtor, à função, subfunção e atividade responsável por sua produção ou acumulação. "
(Decreto 48897/04 | Decreto nº 48.897, de 27 de agosto de 2004 de São Paulo  - artigo 10 - parágrafo único. Disponível em: http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/161836/decreto-48897-04-sao-paulo-sp. Acessado em 9 de dezembro de 2010.)




Semana 6:
"ordenação intelectual e física de acervos, baseada em uma proposta de hierarquização das informações referentes aos mesmos. [...] Portanto, a classificação consiste em uma tentativa de representação ideológica das informações contidas nos documentos."
LOPES, Luis Carlos. Os arquivos, a gestão da informação e a reforma do estado. Arquivo & História, Rio de Janeiro, n. 4, p. 37-49, out. 1998.


" A classificação corresponde às operações técnicas destinadas a organizar a documentação de caráter corrente, a partir de analise das funções e das atividades do organismo produtor de arquivos". http://www.inep.gov.br/pesquisa/thesaurus/thesaurus.asp?classificacaoarquivistica. Acesso em 9 de Dezembro de 2010.

"La classificazione dei documenti consente di organizzare, in modo stabile nel tempo, i documenti correnti dell’Amministrazione, secondo uno schema articolato di voci, descritte dal titolario o quadro di classificazione, comunemente redatto secondo le funzioni e le competenze dell’Ente produttore dell’archivio " Alguém entendeu? Não, então vê se entende essa tradução: A classificação de documentos é utilizada para organizar, de forma estável ao longo do tempo, documentos da administração atual, de acordo com uma voz articulada, descrito pelos proprietários ou quadro de classificação, preparadas de acordo com as funções e as responsabilidades dos do fabricante arquivo. http://www.gianlucapisano.it/index.php?option=com_content&view=article&catid=54:gestione-informatica-dei-flussi-documentali&id=101:il-titolario-di-classificazione Acesso em 11 de janeiro de 2011




O grupo Papel Noel conceituou a classificação como o processo lógico de identificar, analisar, e organizar os documentos, codificando-os de forma a refletir o contexto orgânico de sua produção/acumulação e a interrelacioná-los com os outros documentos do mesmo fundo documental. A codificação da classificação é feita para agilizar o processo de classificação, de forma que um termo é resumido e representado por um código.