RSS

Somos Ayana Leal, Cassio Costa, Marcella Mendes e Pedro dos Santos, alunos do curso de Arquivologia da UnB e componentes do grupo Papel Noel da disciplina Diplomática e Tipologia Documental ministrada pelo Prof. Dr. André Porto Ancona Lopez :)

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Única foto da primeira viagem ao Pólo Sul é encontrada na Austrália

Boa tarde galerinha!! Natal já acabou, mais um ano se passou e cá estamos, firmes e fortes! ;D
Então dedico essa postagem a todos os blogueiros de plantão que nos seguem fielmente e gostam das nossas postagens! Um grande beijo à todos vocês! ;***




A única fotografia conhecida da expedição que alcançou pela primeira vez o Polo Sul foi encontrada nos arquivos da Biblioteca Nacional da Austrália, segundo informações da agência estatal AAP.

Harald Ostgaard Lund, um historiador norueguês, descobriu a imagem após analisar durante meses mais de 700 mil imagens da galeria digital da instituição. A fotografia, datada de 1911, mostra o explorador norueguês Roald Amundsen na sua chegada ao ponto mais meridional do globo.

Ela foi tomada pelo fotógrafo australiano Edward W. Searle e incluída em seu álbum Vistas da Tasmânia. O historiador viajou à Austrália no começo do ano na busca dos originais das cópias das imagens cedidas pela família de Amundsen ao Museu Nacional da Noruega.

“Com tantas fotos antigas em nossa coleção, foi quase um milagre poder encontrar esta tão valiosa”, afirmou a diretora da Biblioteca Nacional da Austrália, Linda Groom.

Amundsen chegou ao Polo Sul dia 14 de dezembro de 1911, ganhando a corrida de 34 dias contra o aventureiro britânico Sir Robert Falcon, que perdeu a aposta por empregar cavalos mongóis em vez de cachorros para puxar seus trenós. A fotografia será cedida nas próximas datas à Noruega, que em 2011 celebrará o centenário da proeza.

Fonte: Agência EFE / Terra


A história de Frank William Abagnale Jr.


O filme ''Catch me if your can'' (Prenda-me se for capaz) de Steven Spielberg, conta a história de Frank Abagnale Jr, um grande falsário americano da década de 60. Aos 17 anos, Abagnale torna-se um gênio na arte da falsificação de cheques e de documentos e passa a aplicar golpes em vários estados americanos e nas mais diversas instituições.

Em cinco anos, Abagnale trabalhou sob 8 identidades, como piloto de aviões, médico, advogado e até professor, além de ter usado muitas outras para fraudar cheques, cujo volume de prejuízos passou de US$2,5 milhões.

Abagnale foi preso na França em 1969, depois foi extraditado para a Suécia onde ficou por um ano por falsidade ideológica. Em 1974, o governo federal dos Estados Unidos o libertou sob a condição de que Abagnale deveria ajudar as autoridades federais contra fraudes monetárias. Mais tarde fundou a Abagnale & Associates, onde adverte o mundo dos negócios sobre fraudes, e organiza palestras e aulas pelo mundo. Abagnale é agora um multi-milionário através de sua empresa de consultoria de fraudes e prevenção.

Segundo o próprio Abagnale em entrevista à Computer World: ‘’Não há sistema seguro. Se você acha que a sua empresa está totalmente segura, não tem idéia da capacidade de criatividade do ser humano. ’’

Fontes: http://computerworld.uol.com.br/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Frank_Abagnale,_Jr.

http://www.omelete.com.br/cinema/prenda-me-se-for-capaz/