RSS

Somos Ayana Leal, Cassio Costa, Marcella Mendes e Pedro dos Santos, alunos do curso de Arquivologia da UnB e componentes do grupo Papel Noel da disciplina Diplomática e Tipologia Documental ministrada pelo Prof. Dr. André Porto Ancona Lopez :)

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Atividade da semana

Parte 1


Entre tantos casos de corrupção envolvendo nossos queridos políticos, será que alguém se recorda do caso "mensalinho"? O fato é que em setembro de 2005 o país ainda se assombrava com o caso do "mensalão" ,e logo foi surpreendido com o mensalinho.

"Mensalinho" foi o nome dado as denúncias de propina recebidas pelo deputado do partido progressista (PP), Severino Cavalcanti , em 2003, quando ocupava a posição de presidente da Câmara dos deputados, para deixar o empresário Sebastião Buani instalar seus restaurantes nas dependências da casa parlamentar. O nome mensalinho é uma referência ao escândalo do mensalão.
Sebastião Buani afirmou a revista Veja que pagava R$ 10.000 mensalmente para o deputado. Cavalcanti afirma ser vítima de uma tentativa de extorsão. No dia 6 de setembro de 2005, o ex-funcionário de Buani, Azeilton de Souza Carvalho, divulgou a revista Veja um documento no qual Cavalcanti prorroga a concessão do restaurante no anexo 4 da Câmara dos deputados para Buani. A revista diz ainda que o documento custou R$ 40.000 a Buani, metade paga a Cavalcanti e a outra paga a Gonzaga Patriota, do PSB de Pernambuco.
Analisando os fatos, depois que toda mentira veio a tona, sabemos que a prorrogação de contrato não foi aprovada por ato algum, e que na verdade nem a licitação foi verídica.Tudo foi comprado, inclusive o suposto documento a cima.
Autenticidade e Veracidade
Segundo Luciana Duranti, esse documento têm características necessárias que seja diplomaticamente autêntico, pois sua estrutura é absolutamente formal e segue os padrões de documentos da casa, ou seja, foram escritos de acordo com as práticas do tempo e lugar indicado no documento e além de tudo é supostamente assinado por uma pessoa competente para tal.
Já no que diz respeito a veracidade, analisando o documento através do contexto que está
inserido, podemos afirmar que ele foi criado apartir de informações falsas, logo ele não é verídico.
O documento foi ponto de partida para que o deputado renunciasse porque as informações registradas ali eram falsas e estava asinada pelo acusado. Fato esse que atestam o envolvimento dele nos fatos expostos.
Parte 2
Análise Tipologica do vídeo
Denominação do documento: gravaçao de parte de sessão ordinária da Câmara dos deputados
Denominação da espécie: trecho de gravação em vïdeo
Data tópica: -
Data cronológiaa: 6 de abril de 2006
Gênero: audiovisual e textual
Meio: Página da Web
Formato: arquivo de vídeo digital
Forma: cópia
Signos especiais: Logomarca na TV Câmara
Linguagem: jornalística Legislativa
Idioma: português
Características externas:
Entidade produtora: Tv Câmara
Entidade receptora: população interessada no assunto
Legislação: termos de serviço You Tube
Direitos autorais: You Tube
Função Arquivística: publicar trecho de discurssão entre parlamentares , na qual repercurtiu bastante na mídia.
Descrição: pronunciamento do então Deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), que ao expor seu ponto de vista, demonstra sua indignação e profere acusações ao então presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Severino Cavalcanti.
Trâmite: captura das imagens e do áudio no plenário/ Envio do sinal através de cabo/ Edição de som e imagem ( escolher se haverá inserção de créditos) / Transmição de imagem na internet/ Gravação/ Postagem no You Tube