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Somos Ayana Leal, Cassio Costa, Marcella Mendes e Pedro dos Santos, alunos do curso de Arquivologia da UnB e componentes do grupo Papel Noel da disciplina Diplomática e Tipologia Documental ministrada pelo Prof. Dr. André Porto Ancona Lopez :)

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Atividade da Semana – Retirada do Arquivo Nacional da Casa Civil.

A Atividade da Semana está relacionada à polêmica decisão do novo Ministro da Casa Civil Antônio Palocci em retirar o Arquivo Público da Casa Civil e colocá-lo no Ministério da Justiça. Esse assunto já foi tema de uma de nossas postagens (acesse aqui). Para isso, como proposto pela atividade da semana, iremos fazer uma análise do documento que mostra trechos da posse do Ministro Antônio Palocci.

Análise diplomática:

Denominação do Documento: Antonio Palocci - ministro-chefe da Casa Civil – parte 1 Espécie: Vídeo.

Forma: Original.
Formato: Vídeo.
Suporte: Meio Digital.
Gênero: Audiovisual.
Idioma: Português.

Linguagem: Formal.

Análise tipológica:

Entidade Produtora: Casa Civil.
Entidade Receptora: Público Interessado.

Entidade Reprodutora: Youtube.

Data tópica: Brasília.

Data Cronológica: 02/01/2011.

Função Administrativa: Apresentar novo Ministro da Casa Civil, a fim de tornar público ato de posse em seu cargo.
Função Arquivística: Servir como prova de fato ocorrido, com grande repercussão para a sociedade em geral.
Descrição: Discurso da posse do novo Ministro da Casa Civil.

Em que medida tal modificação afetaria o arquivo do nosso blog?

A retirada do Arquivo Nacional da Casa Civil, apesar de influenciar bastante na fundamentação das políticas públicas de arquivos e documentos públicos no Brasil, em nada influenciará ao arquivo de nosso blog. Uma vez que nosso arquivo encontra-se no Pólo Norte, em um lugar bem distante do Brasil, as decisões que afetam nosso Arquivo são as do Arquivo Nacional Finlandês.

1-
Levando em consideração a figura publicada pela revista Veja, o produtor deste documento é a concessionária Comvesa e o titular é cada comprador da revista.
2- A forma deste anúncio é original múltipla.
3- A função que o documento exerce é convencer o leitor de que a melhor compra do ano (a compra do carro Azera) pode ser feita neste concessionária.
No caso do leitor chegar à concessionária e descobrir que a oferta anunciada não pode mais ser cumprida:
4 - A cópia do anúncio autenticada pelo cartório tem autenticidade legal, pois foi assinado por uma autoridade que garante a sua genuidade e tem autenticidade diplomática, pois apresenta todas as características de um anúncio ou propaganda verdadeiro.
5 - É preciso verificar se em nenhum lugar do anúncio está a informação da validade da promoção. Caso não seja encontrada, é possível sim dizer que ele tinhas informações falsas, porque o anúncio diz que aquele carro pode ser comprado por aquele valor naquela concessionária, sem especificar por quanto tempo este preço vai continuar.
6 - A partir de diversas cópias do anúncio retirado do processo, a autenticidade histórica do anúncio não ser reconhecida se a promoção não tiver sido feita realmente (se o que está escrito no anúncio não tiver sido cumprido)
7 - O plano de classificação é o utilizado pelo procon, onde são classificados documentos da área-fm.