RSS

Somos Ayana Leal, Cassio Costa, Marcella Mendes e Pedro dos Santos, alunos do curso de Arquivologia da UnB e componentes do grupo Papel Noel da disciplina Diplomática e Tipologia Documental ministrada pelo Prof. Dr. André Porto Ancona Lopez :)

sábado, 13 de novembro de 2010

Vamos enfeitar Arquivópolis??

HoHoHo!!!!!!!!!!!!
Já está na hora de subir ao sótão para buscar os enfeites de Natal e deixar a nossa querida cidade mais bonita! Falta pouco para o Papai Noel entrar em ação e ele quer ver tudo enfeitado quando pousar o seu trenó em Arquivópolis!!!!

Como vamos usar a maioria dos enfeites em nossas casas, ruas e ambientes de trabalho, Arquivópolis pode ser enfeitada com material reciclado, o que vocês acham?

Para começar, podemos fazer esta guirlanda para enfeitar a porta do arquivo sigiloso ou até mesmo do acervo fotográfico que precisa estar sempre fechado para manter a temperatura adequada:

Para fazer o festão, você usará três garrafas. Corte as na metade, com estilete ou tesoura. Depois de partidas ao meio, somente a parte superior da garrafa é que vai ser usada. Corte-a em quatro partes e deixe as bordas arredondadas. Repita o processo nas outras duas garrafas. Deixe uma com bico e duas sem. Na chama do fogão a gás, o festão que irá se transformar em guirlanda vai ganhando forma. Mas, é preciso ser rápido. É só para dar forma. Hora de vestir as três peças, uma na outra e de prender para formar uma só. Com a ajuda do arame mais grosso (o que está na chama), faça dois furos e prenda com um pedacinho de arame. Depois disso pronto, tire o bico da garrafa e fure o bico, atravessando a garrafa (por esse furo passará o arame). A tinta verde é usada para pintar o festão. Se você for usar tinta látex, utilize um pouquinho de detergente de cozinha praa dar maior aderência. Depois de secas, as peças devem ser agrupadas, uma a uma, com a ajuda do arame. Por fim,é só enrolar o festão na mangueira e dar forma a guirlanda.

Para colocarmos em cima das mesas, podemos utilizar os papéis que foram aprovados para descarte, certo? Errado, não podemos, porque eles devem ser triturados!!! Então vamos usar papel de rascunho ou papel reciclado mesmo. Que tal fazermos como a imagem abaixo:

Agora, vamos fazer uma árvore maior para colocar perto da placa de boas-vindas da cidade?
Vejam como esta é maravilhosa:
Esta árvore foi feita por moradores da cidade Montes Claros - MG utilizando garrafas pet. Uma ótima idéia, não é mesmo?


Essas lindas bolinhas podem enfeitar a nossa árvore.
Elas são feitas com bolinhas de isopor, fitas de veludo, cordonê aramado, alfinetes dourados e contas metálicas douradas.
Modo de fazer: As contas são encaixadas nos alfinetes para facilitar o trabalho.
Corte um pedaço grande de fita e junte as duas pontas, prendendo na bola com um alfinete. Em seguida, separe uma fita para cada lado e inicie o trançado. Pegue o pedaço que está por baixo, passe por cima da outra, cruzando as duas e prenda com o alfinete. Vá repetindo o trançado até encontrar o começo da fita. Arremate com um alfinete. A segunda volta é feita no formato de cruz. Deixe um pedaço de fita sobrando de cada lado. Prenda com alfinete e continue fazendo o trançado até o final. Corte as sobras das fitas e esconda as pontas por baixo do trançado. Ainda vão ficar aparecendo alguns pedaços brancos da bola de isopor. Então, esconda-os fazendo o mesmo trançado com pedaços menores de fitas. Faça isso até a bola ficar toda coberta. A alça para pendurar a bola é feita com o cordonê aramado. Prenda-o com um alfinete.

Acho que por enquanto está bom, né? Quando terminarmos estes trabalhos pesquisamos outras idéias, pode ser?

Beijos a todos!!!!!!

Fonte: artesanatopassoapasso.com, onorte.net e outros sites.

1 comentários:

Adrielly Cristina Martins Torres disse...

Adorei as dicas.
Postagem bem criativa.

:)


P.S: eu adoro o Natal! rsrs.

Postar um comentário