RSS

Somos Ayana Leal, Cassio Costa, Marcella Mendes e Pedro dos Santos, alunos do curso de Arquivologia da UnB e componentes do grupo Papel Noel da disciplina Diplomática e Tipologia Documental ministrada pelo Prof. Dr. André Porto Ancona Lopez :)

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

ATIVIDADE DA SEMANA


Aeww galera!! Uff... quem achou essa atividade difícil? o/ kkkkkkkkkkkkk éééé doiidoo, a gente sofreu pra fazer, mas conseguimos!


Análise diplomática

Depoimento audiovisual de pessoas que tiveram seus entes queridos torturados e assassinados por militares durante o período da ditadura:o vídeo possui elementos suficientes para atestarmos sua autenticidade. Baseando-se na proposta de Luciana Durantti, o conteúdo do vídeo tem estrutura formal coerente com os outros depoimentos mostrados no filme, além de tal discursão é pertinente ao contexto histórico da época. Quanto à veracidade do conteúdo do vídeo, não é possível ter a certeza de que o que foi dito é ou não verídico, pois a entrevistada não tinha provas suficientes para atestar o que ela estava relatando.

Processo de indenização pela morte do marido torturado e morto por militares na ditadura, por motivos “políticos” desconhecidos: com base no que foi viso no filme, a autenticidade do processo pode ser comprovada com o carimbo do tribunal, com assinatura da pessoa competente para atestar tal informação (juiza), com a estrutura formal dos documentos que condiz com o formato de processo daquele tribunal. Levando em consideração o julgamento e o que é mostrado no decorrer do filme, podemos considerar que o documento é verídico. Para chegar a esta conclusão, os fatos foram analisados no âmbito do judiciário e posteriormente o processo foi levado a julgamento, visto que isto só foi possível porque os fatos foram comprovados como verdadeiros.

Laudo do IML de pessoas que sofreram torturas e ficaram gravemente feridas ou vieram a óbito: o documento tinha a estrutura formal dos documentos do local onde o corpo foi analisado, o nome e o símbolo do IML, o número do registro e livro, a data, o nome do falecido ou ferido, a causa da morte (se ocorrer), características físicas da vítima, carimbo e assinatura do médico. A veracidade do documento não pôde ser comprovada por não ter a certeza de que os dados do laudo correspondem realmente ao nome da pessoa.

Contexto

O vídeo é uma reportagem com depoimentos de pessoas que tiveram seus entes queridos torturados e assassinados por militares durante o período da ditadura.

Em uma das partes mais dramáticas do filme, uma viúva decide buscar informações sobre seu marido no Arquivo Nacional (Rio de Janeiro) e com as informações que encontra decide abrir um processo de indenização para que possa receber ao menos alguma ajuda, já que a vida de seu marido foi tirada injustamente e sem motivo aparente.

O laudo do IML são de pessoas que sofreram torturas e ficaram gravemente feridas ou vieram a óbito no período da ditadura.

Análise tipológica

Depoimento audiovisual:

Nome do documento: reportagem audiovisual com pessoas que tiveram seus entes queridos torturados e assassinados por militares durante o período da ditadura

Espécie: notícia

Forma: Original

Suporte: fita de vídeo

Formato: VHS

Gênero: audiovisual

Meio: televisivo

Entidade produtora: jornalistas

Função: informativa

Descrição: reportagem que mostra depoimentos de parentes de vítimas de tortura por militares

Processo:

Nome do documento: Processo de indenização pela morte do marido torturado e morto por militares na ditadura

Espécie: Processo de execução

Forma: Original único

Suporte: papel

Formato: folha A4

Gênero: textual

Função: Indenizar a viúva pela morte de seu marido por militares na ditadura

Descrição: processo de indenização que a viúva colocou na justiça em busca de seus direitos pela morte injusta e sem explicação de seu marido na ditadura.

Meio: papel

Entidade produtora: tribunal judiciário



Laudo:


Nome do documento: Laudo do IML

Espécie: registro

Forma: Original

Suporte: papel

Formato: folha avulsa

Gênero: textual

Meio: papel

Entidade produtora: IML

Função: Comprovação de registro de ferimentos no corpo e/ou óbito

Descrição: laudo de pessoas que sofreram torturas e ficaram feridas ou vieram a óbito



Situação hipotética:


Processo de indenização da viúva do papai noel:

É um documento autentico pois tem carimbo do tribunal, com assinatura da pessoa competente para atestar tal informação e possui toda a estrutura formal dos processos daquele tribunal.

O documento não pode ser considerado verídico pois não há provas de que a vítima era mesmo o Papai Noel, pois a mulher que diz ser a viúva teve várias atitudes de que queria apenas aparecer na mídia.

Nome do documento: Processo de indenização pela morte do Papai Noel torturado e morto por militares na ditadura

Espécie: Processo de execução

Forma: Original único

Suporte: papel

Formato: folha A4

Gênero: textual

Função: Indenizar a viúva pela morte de seu marido Papai Noel por militares na ditadura

Descrição: processo de indenização que a viúva colocou na justiça em busca de seus direitos pela morte injusta e sem explicação de seu marido Papai Noel na ditadura.

Meio: papel

Entidade produtora: tribunal judiciário