quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011
O Papai Noel, Arquivologia e a Diplomática...
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
Plano de Classificação Empresa Jingle Bells
dentro do fundo da empresa Jingle Bells são encontrados documentos da área meio e da área fim.
No plano da área meio, está sendo priorizada a parte que corresponde a atividades que apenas a empresa Jingle Bells faz, ou seja, o estudo de cartas e o estudo de crianças.
No plano da área fim, é feita a classificação de acordo com a finalidade da empresa, que é presentear as crianças.
Dentro de cada série, é feita a separação por funções e dentro de cada função as tipologias. No decorrer do trabalho, o plano poderá sofrer acréscimos ao encontrar novas tipologias.
Fundo: Empresa Jingle Bells
Área meio
1 - Estudo de Cartas
1.1 - Verificação das necessidades
1.1.1 - Cartas recebidas
1.2 - Crianças que não receberão presente
1.2.1 - Relação de cartas consideradas não autênticas
1.2.2 - Relação de crianças que não se comportaram bem
1.3 - Crianças que receberão presente
1.3.1 - Relação de crianças que receberão presentes
1.4 Identificação de cartas autênticas
1.4.1 - Manual de cartas autênticas
1.4.2 - Relatório de cartas autênticas e não autênticas
2 – Estudo das crianças
2.1 - Acompanhamento individual
2.1.1 - Dossiê de cada criança (contendo o resumo de sua história e anotações sobre seu comportamento)
Área fim
100 – Compra de presentes
100.1 - Guia de compra
100.1.1 - Lista de presentes a ser comprados
100.1.2 – Estudo de compras
100.2 - Comprovante de compra
100.1.1 - Notas fiscais
200 – Entrega de presentes
200.1 - Controle de entrega
Contextualização do Trabalho Final
domingo, 23 de janeiro de 2011
Desafio de um problema
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
sobre atividade dos conceitos
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
Atividade da Semana – Retirada do Arquivo Nacional da Casa Civil.
A Atividade da Semana está relacionada à polêmica decisão do novo Ministro da Casa Civil Antônio Palocci em retirar o Arquivo Público da Casa Civil e colocá-lo no Ministério da Justiça. Esse assunto já foi tema de uma de nossas postagens (acesse aqui). Para isso, como proposto pela atividade da semana, iremos fazer uma análise do documento que mostra trechos da posse do Ministro Antônio Palocci.
Análise diplomática:
Denominação do Documento: Antonio Palocci - ministro-chefe da Casa Civil – parte 1 Espécie: Vídeo.
Entidade Reprodutora: Youtube.
Data tópica: Brasília.
Data Cronológica: 02/01/2011.
Em que medida tal modificação afetaria o arquivo do nosso blog?
A retirada do Arquivo Nacional da Casa Civil, apesar de influenciar bastante na fundamentação das políticas públicas de arquivos e documentos públicos no Brasil, em nada influenciará ao arquivo de nosso blog. Uma vez que nosso arquivo encontra-se no Pólo Norte, em um lugar bem distante do Brasil, as decisões que afetam nosso Arquivo são as do Arquivo Nacional Finlandês.
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
RIC
quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
Correio do Pólo Norte.
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
Única foto da primeira viagem ao Pólo Sul é encontrada na Austrália
Então dedico essa postagem a todos os blogueiros de plantão que nos seguem fielmente e gostam das nossas postagens! Um grande beijo à todos vocês! ;***
A única fotografia conhecida da expedição que alcançou pela primeira vez o Polo Sul foi encontrada nos arquivos da Biblioteca Nacional da Austrália, segundo informações da agência estatal AAP.
Harald Ostgaard Lund, um historiador norueguês, descobriu a imagem após analisar durante meses mais de 700 mil imagens da galeria digital da instituição. A fotografia, datada de 1911, mostra o explorador norueguês Roald Amundsen na sua chegada ao ponto mais meridional do globo.
Ela foi tomada pelo fotógrafo australiano Edward W. Searle e incluída em seu álbum Vistas da Tasmânia. O historiador viajou à Austrália no começo do ano na busca dos originais das cópias das imagens cedidas pela família de Amundsen ao Museu Nacional da Noruega.
“Com tantas fotos antigas em nossa coleção, foi quase um milagre poder encontrar esta tão valiosa”, afirmou a diretora da Biblioteca Nacional da Austrália, Linda Groom.
Amundsen chegou ao Polo Sul dia 14 de dezembro de 1911, ganhando a corrida de 34 dias contra o aventureiro britânico Sir Robert Falcon, que perdeu a aposta por empregar cavalos mongóis em vez de cachorros para puxar seus trenós. A fotografia será cedida nas próximas datas à Noruega, que em 2011 celebrará o centenário da proeza.
Fonte: Agência EFE / Terra
A história de Frank William Abagnale Jr.
O filme ''Catch me if your can'' (Prenda-me se for capaz) de Steven Spielberg, conta a história de Frank Abagnale Jr, um grande falsário americano da década de 60. Aos 17 anos, Abagnale torna-se um gênio na arte da falsificação de cheques e de documentos e passa a aplicar golpes em vários estados americanos e nas mais diversas instituições.
Em cinco anos, Abagnale trabalhou sob 8 identidades, como piloto de aviões, médico, advogado e até professor, além de ter usado muitas outras para fraudar cheques, cujo volume de prejuízos passou de US$2,5 milhões.
Abagnale foi preso na França em 1969, depois foi extraditado para a Suécia onde ficou por um ano por falsidade ideológica. Em 1974, o governo federal dos Estados Unidos o libertou sob a condição de que Abagnale deveria ajudar as autoridades federais contra fraudes monetárias. Mais tarde fundou a Abagnale & Associates, onde adverte o mundo dos negócios sobre fraudes, e organiza palestras e aulas pelo mundo. Abagnale é agora um multi-milionário através de sua empresa de consultoria de fraudes e prevenção.
Segundo o próprio Abagnale em entrevista à Computer World: ‘’Não há sistema seguro. Se você acha que a sua empresa está totalmente segura, não tem idéia da capacidade de criatividade do ser humano. ’’
Fontes: http://computerworld.uol.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Frank_Abagnale,_Jr.
http://www.omelete.com.br/cinema/prenda-me-se-for-capaz/
terça-feira, 4 de janeiro de 2011
Ministro Palocci retira Arquivo Nacional da Casa Civil.
Após 9 anos, o Arquivo Nacional não fará mais parte da Casa Civil. A comunidade arquivística nacional recebeu com grande surpresa e indignação a notícia de que o Arquivo Nacional deixará após muitos avanços, a Casa Civil da Presidência da República. Consequentemente, os problemas que esta mudança no posicionamento hierárquico causará às atribuições e projetos são enormes. Os mais fortes se darão no SIGA e no CONARQ.
segunda-feira, 3 de janeiro de 2011
Conhecendo o tabelião
Tabelião ou Notário
Tabelião, ou notário, como também é chamado, é o funcionário público concursado com del
egação do poder público, formado em direito, que tem o objetivo de conferir autenticidade aos documentos, como garantia de segurança jurídica e de liberdade contratual. É também o tabelião que lavra e faz averbações no livro de notas sobre os instrumentos de atos jurídicos que são solicitados. Esse profissional é um servidor público, que não tem vínculos hierárquicos com qualquer órgão da administração ou do poder público.
Quais as características necessárias para ser um tabelião?
Para ser um tabelião, o profissional tem que ser um jurista, portanto, o domínio sobre conceitos da área do direito são imprescindíveis. O conhecimento de um outro idioma estrangeiro, como o inglês, também é muito importante. Outras características interessantes são:
· responsabilidade
· imparcialidade
· paciência
· capacidade de organização
· capacidade de concentração
· facilidade de entender os trâmites legais
· facilidade de lidar com pessoas
· metodologia
Qual a formação necessária para ser um tabelião?
No Brasil, para ser um tabelião é necessário diploma de curso superior em direito. A Constituição de 1988 reconhece em seu artigo 236 o caráter privado da função e a necessidade do concurso público para obter-se a delegação d
o poder público. Portanto, o candidato, para se tornar um tabelião precisa ser aprovado em seleção pública realizada pelo Poder Judiciário, com a participação do Ministério Público, da Ordem dos Advogados e do Colégio Notarial. Após a aprovação na seleção, o profissional se torna um funcionário público sem vínculos hierárquicos que é responsável pelo cartório na região que lhe for cedida. Dessa forma, seus serviços são pagos por quem o requisita, de acordo com uma tabela pré-fixada de emolumentos que varia com a região, e ele é responsável por prejuízos e por possíveis danos que cause aos requerentes.
Principais atividades
· administrar o cartório que lhe foi concedido
· formalizar juridicamente a vontade das partes
· intervir em atos ou negócios jurídicos dando-lhes autenticidade
· autenticar fatos
· lavrar escrituras e procurações públicas
· lavrar testamentos públicos e aprovar os cerrados
· lavrar atas notariais
· reconhecer firmas
· autenticar fotocópias
Áreas de atuação e especialidades
O tabelião, de acordo com a sua especialidade, pode ser considerado de notas ou de protestos.
· tabelião de notas: é o responsável por lavrar e dar autenticidade a documentos públicos, entre outras funções
· tabelião de protestos: tem a competência de realizar atos relacionados com protestos cambiários
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho para o tabelião depende exclusivamente da abertura de concursos públicos para o cargo. O profissional é enquadrado como servidor público, portanto tem todos os benefícios do funcionalismo, o que torna a profissão ainda mais interessante. Para quem quer prestar o concurso, é necessário muito estudo, além de paciência e perseverança. A remuneração do tabelião é paga por quem solicita o serviço, são os emolumentos que são fixados pelos Poder Público, que podem variar de um estado para o outro. Além disso, o profissional é responsável por qualquer dano que ele ou seus funcionários provoquem aos requerentes.
Curiosidades
Fonte: Brasil Profissiões