RSS

Somos Ayana Leal, Cassio Costa, Marcella Mendes e Pedro dos Santos, alunos do curso de Arquivologia da UnB e componentes do grupo Papel Noel da disciplina Diplomática e Tipologia Documental ministrada pelo Prof. Dr. André Porto Ancona Lopez :)

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Atividade da semana

Paul Otlet ??

Paul Otlet foi quem fez planos para uma rede global de computadores que possibilitaria que pessoas buscassem por milhões de documentos interligados, imagens, áudios e arquivos de vídeo. Ele descreveu como as pessoas usariam os dispositivos para mandar mensagens, compartilhar arquivos e até formar redes sociais online. Ele chamou a coisa toda de "reseau", que pode ser traduzido como rede ou web.A versão de Otlet dependia da idéia de uma máquina que juntasse os documentos usando links simbólicos. Embora essa noção pareça óbvia hoje em dia, em 1934 ela marcou um grande avanço conceitual.
Muitos anos antes, ele conheceu um futuro ganhador do Nobel com quem tinha muito em comum: Henri La Fontaine, que se juntou a ele no plano de criar uma grande bibliografia de todo o conhecimento publicado no mundo. Para 1895, tal projeto marcou um ato de arrogância intelectual colossal. Os dois homens começaram a coletar dados de todos os livros já publicados, juntamente com uma vasta coleção de revistas e artigos de jornal, fotografias, pôsteres e todo tipo de texto perecível - como panfletos - que as bibliotecas normalmente ignoram. Usando cartões de índice de 7 por 12 centímetros (o que havia de mais avançado na tecnologia de armazenamento), eles criaram um vasto banco de dados com mais de 12 milhões de entradas individuais.
Otlet foi um dos fundadores da documentação cujo objeto de estudo é o documento e o acesso ao conhecimento. A documentação surgiu com o objetivo de encontrar alternativas para organizar a massa crescente de documentos produzidos no período. Tais propostas estão expostas no “Traíte de Documentation: Le livre sur Le livre: Thérie ET pratique” publicado em 1934.
A intenção de Paul Otlet era dar à documentação um caráter científico. Na raiz de seu pensamento está a crença de que a universalização do acesso ao conhecimento seria um grande caminho.
A Arquivologia, enquanto ciência, tem como objeto de estudo a informação orgânica registrada. O cuidado a ser tomado na conjunção da Arquivologia e da Ciência da Informação é justamente identificar a organicidade dos documentos. O contexto da criação do documento é que vai levar papéis normais ou objetos a serem documentos Arquivísticos..
De acordo com as idéias de Paul Otlet, o programa inventado por ele serviria para recuperar informações importantes com a devida efetividade. Cartas que o papai Noel teria recebido, notas fiscais de compra de brinquedos, notificações de crianças presenteadas, toda essa documentação, que são informações orgânicas registradas no decorrer das atividades do papai Noel poderiam ser recuperadas posteriormente, com o mínimo de dificuldades possíveis .

Referências:
SANTOS, Paola. Paul Otlet: um pioneiro da organização das redes mundiais de tratamento e difucão da informação registrada. Brasília.2007 Disponível em : http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/viewArticle/971
http://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_Otlet


0 comentários:

Postar um comentário