RSS

Somos Ayana Leal, Cassio Costa, Marcella Mendes e Pedro dos Santos, alunos do curso de Arquivologia da UnB e componentes do grupo Papel Noel da disciplina Diplomática e Tipologia Documental ministrada pelo Prof. Dr. André Porto Ancona Lopez :)

Plano de Classificação e Glossário



Plano de Classificação
Fundo: Empresa Jingle Bells

Área meio
1 - Estudo de Cartas
1.1 - Verificação das necessidades
1.1.1 - Cartas de crianças
1.1.2 - Lista de presentes pedidos
1.2 Identificação de cartas autênticas
1.2.1    - Manual de cartas autênticas
            1.2.2 - Relatório de autenticidade das cartas
1.2.3 - Relação de cartas autênticas
1.2.4 - Relação de cartas não autênticas
2 – Estudo das crianças
2.1 - Acompanhamento individual
2.1.1 - Dossiê de cada criança (contendo o resumo de sua história e anotações sobre seu comportamento)
                      2.1.2 - Parecer técnico de análise de comportamento
2.2 – Definição de crianças que receberão presentes
2.2.1    - Relação de crianças que receberão presentes
2.2.2     - Relação de crianças que não se comportaram bem
            2.3 – Acompanhamento dos resultados
                        2.3.1 – Parecer técnico de análise de satisfação
3 – Estudo de compras
            3.1 - Pesquisa do menor preço
                        3.1.1 - Lista de lojas e preços
4 – Material
            4.1- Controle de material de consumo
                        4.1.1 - Requisição de material
                        4.1.2 - Recibo de material

Área fim
100 – Compra de presentes
100.1 - Guia de compra
100.1.1 - Lista de presentes a ser comprados
100.1.2 - Lista das lojas mais baratas
100.2 - Comprovante de compra
100.1.1 - Notas fiscais
200 – Entrega de presentes
200.1 - Controle de entrega
200.1.1 - Relatório de entrega de presentes


Glossário

Acompanhamento dos resultados: função da série “estudo de crianças” destinada a englobar documentos relacionados ao trabalho dos duendes da empresa Jingle Bells de analisar, depois do natal, qual foi a reação da criança em relação ao presente recebido.

Acompanhamento individual: função da série “estudo de crianças” destinada a englobar documentos relacionados ao trabalho dos duendes da empresa Jingle Bells de investigar o histórico de cada criança que manda carta ao Papai Noel.

Cartas de crianças: tipologia que se refere às cartas que crianças de todo o mundo mandam para o Papai Noel. Essas cartas se encaixam na função “verificação de necessidades”, pois são utilizadas para que sejam levantados dados, como por exemplo quais presentes serão comprados.

Compra de presentes: série destinada a englobar documentos referentes ao trabalho feito por duendes da empresa Jingle Bells de compra dos presentes pedidos nas cartas que crianças de todo o mundo mandam para o Papai Noel.

Comprovante de compra: função da série “compra de presentes” que engloba documentos que possuem a finalidade de comprovar que a compra foi efetivada e o valor pago à loja de brinquedos.

Controle de entrega: função da série “entrega de presentes” que engloba documentos relacionados ao trabalho do Papai Noel e da Mamãe Noel na noite de natal de registrar a entrega dos presentes pedidos pelas crianças de todo o mundo que mandaram carta para o Papai Noel.

Controle de Material de consumo: função da série “Material” que engloba documentos relacionados ao registro de uso de material de consumo da empresa Jingle Bells.

Crianças que não receberão presente: divisão da série “estudo de cartas” que engloba documentos ligados à justificativa pela qual algumas crianças não receberão presentes no natal.

Crianças que receberão presentes: divisão da série “estudo das crianças” que engloba documentos relacionados ao registro de crianças que receberão presentes no natal.

Dossiê de cada criança: é o conjunto de documentos da função “acompanhamento individual” reunidos a fim de centralizar as informações referentes à história e ao histórico do comportamento das crianças que sempre mandam cartas ao Papai Noel.

Entrega de presentes: série destinada a englobar documentos referentes ao trabalho realizado pelo Papai Noel e pela Mamãe Noel na noite de natal de entregar os presentes pedidos pelas crianças de todo o mundo que mandaram carta para o Papai Noel.

Estudo de cartas: série destinada a englobar documentos referentes ao trabalho feito pelos funcionário, estagiários e voluntários da empresa Jingle Bells de análise das cartas que as crianças de todo o mundo mandam para o Papai Noel.

Estudo de compras: série destinada a englobar documentos referentes ao trabalho feito pelos duendes da empresa Jingle Bells de ir às lojas de brinquedos e pesquisar os menores preços dos presentes pedidos pelas crianças de todo o mundo que mandam carta para o Papai Noel.

Estudo de crianças: série destinada a englobar documentos referentes ao trabalho feito pelos duendes da empresa Jingle Bells de analisar alguns critérios da vida das crianças que sempre mandam cartas ao Papai Noel como, por exemplo, o resumo de sua história e seu histórico de comportamento.

Guia de compra: função da série “compra de presentes” que engloba documentos relacionados ao trabalho dos duendes da empresa Jingle Bells de compras dos presentes de natal pedidos por crianças de todo o mundo que mandam cartas ao Papai Noel.

Identificação de cartas autênticas: função da série “estudo de cartas” que engloba documentos ligados ao trabalho dos duendes da empresa Jingle Bells de verificar a autenticidade das cartas que as crianças de todo o mundo mandam ao Papai Noel.

Lista de lojas e preços: tipologia da função “pesquisa do menor preço” que se refere às anotações que duendes da empresa Jingle Bells fazem ao ir às lojas pesquisar os preços dos presentes de natal pedidos pelas crianças de todo o mundo que mandam carta ao Papai Noel.

Lista de lojas mais baratas: tipologia da função “guia de compra” que se refere ao documento produzido por duendes da empresa Jingle Bells onde é retirado da “lista de lojas e preços” as lojas que apresentam preços menores e essas informações são organizadas em uma sequencia lógica que melhor auxilia o trabalho de compra dos presentes de natal pedidos pelas crianças de todo o mundo ao Papai Noel.

Lista de presentes a ser comprados: tipologia da função “Compra de presentes” que se refere à relação de presentes de natal que foram pedidos pelas crianças que mandaram carta ao Papai Noel. Esta tipologia tem a finalidade de auxiliar os duendes no momento da compra dos presentes.

Lista de presentes pedidos: tipologia da função “Verificação das necessidades” que se refere às anotações que duendes da empresa Jingle Bells fazem ao lerem as cartas que as crianças mandam para o Papai Noel a fim de registrar quais foram os presentes pedidos. Esta tipologia é diferente da tipologia “lista de presentes a ser comprados” pois a segunda trata de uma relação organizada em uma sequencia lógica dos presentes apresentados nas listas de presentes pedidos a fim de dar auxílio no momento da compra dos presentes.

Manual de cartas autênticas: tipologia da função “identificação de cartas autênticas” que se refere ao guia preparado pelo próprio Papai Noel a fim de padronizar as análises que os duendes da empresa Jingle Bells fazem para avaliar a autenticidade das cartas que as crianças de todo o mundo mandam para o Papai Noel. Este documento funciona como um guia que indica quais os requisitos devem ser verificados para reconhecer tal autenticidade.

Material: série destinada a englobar documentos referentes ao material de consumo utilizado pelos duendes da empresa Jingle Bells no desenvolvimento de suas atividades.

Notas fiscais: tipologia da função “comprovante de compra” que tem a finalidade de comprovar que a compra foi efetivada e o valor pago, neste caso, à loja de brinquedos. Este tipo de documento é posteriormente mostrado ao governo de cada país para que sejam provados os valores gastos com as compras de presentes de natal.

Parecer técnico de análise de satisfação: tipologia da função “acompanhamento dos resultados” que se refere ao documento produzido pelos duendes, após o natal, ao analisar o comportamento da criança e relatar qual foi sua reação ao receber seu presente de natal e se ficou satisfeito até trinta dias depois.

Parecer técnico de análise de comportamento: tipologia da função “acompanhamento individual” que tem a finalidade de registrar o comportamento da criança durante o ano que passou a fim de dizer que ela poderá ou não receber o seu presente de natal pedido na carta que enviou ao Papai Noel.

Pesquisa do menor preço: função da série “estudo de compras” que engloba documentos relacionados ao trabalho dos duendes da empresa Jingle Bells de ir às lojas de brinquedos e pesquisar os menores preços dos presentes pedidos pelas crianças de todo o mundo que mandam carta para o Papai Noel.

Recibo de material: tipologia da função “controle de material de consumo” que se refere ao documento produzido para comprovar que os matérias pedidos ao setor “Almoxarifado” e por ele enviado foram recebidos pelos duendes da empresa Jingle Bells.

Relação de cartas autênticas: tipologia da função “identificação de cartas autênticas” que lista as cartas consideradas autênticas.

Relação de cartas não autênticas: tipologia da função “identificação de cartas autênticas” que lista as cartas consideradas não autênticas por não preencherem os requisitos mínimos do “Manuel de cartas autênticas”.

Relação de crianças que não se comportaram bem: tipologia da divisão “definição de crianças que receberão presentes” que se refere à lista de crianças que não receberão presentes por motivo de mal comportamento no ano que se passou.

Relação de crianças que receberão presentes: tipologia da da divisão “definição de crianças que receberão presentes” que se refere à lista de crianças que não irão receber os presentes pedidos nas cartas enviadas ao Papai Noel juntamente com o o resultado da análise do seu comportamento no decorrer do ano que passou.

Relatório de autenticidade das cartas: tipologia da função “identificação das cartas autênticas” que expões quais foram os requisitos apresentados e não apresentados pelas cartas na análise de autenticidade das cartas seguindo o “Manual de cartas autênticas” desenvolvido pelo Papai Noel.

Relatório de entrega de presentes: tipologia da função “controle de entrega” que indica se a entrega do presente de cada criança foi entregue e, caso não tenha sido, é relatado o motivo pelo qual a entrega foi prejudicada.

Requisição de material: tipologia da função “requisição de material” que se refere a um formulário a ser preenchido pelos duendes da empresa Jingle Bells para que sejam pedidos materiais de consumo ao setor “Almoxarifado”.

Verificação de necessidades: função da série “estudo de cartas” que engloba documentos que serão utilizados no trabalho dos duendes da empresa Jingle Bells de levantar informações em cima das cartas enviadas pelas crianças ao Papai Noel.