RSS

Somos Ayana Leal, Cassio Costa, Marcella Mendes e Pedro dos Santos, alunos do curso de Arquivologia da UnB e componentes do grupo Papel Noel da disciplina Diplomática e Tipologia Documental ministrada pelo Prof. Dr. André Porto Ancona Lopez :)

Contextualização e Introdução

Contextualização


Por mais que a tradição de algumas pessoas em distribuir presentes na época do Natal tenha começado ha muito mais tempo, a empresa Jingle Bells foi criada em 1932 com o intuito de centralizar a distribuição de presentes para as crianças de todo o mundo.

Papai Noel, o dono da empresa, conta com a ajuda de sua esposa e cerca de infinitos funcionários, estagiários e voluntários. Os presentes são comprados com o dinheiro repassado pelo governo de cada país e, após o Natal, o Papai Noel precisa prestar contas de todo o gasto com a empresa.

A ideia de centralizar a distribuição se deu com a percepção da importância que o Natal tem mundialmente e da impossibilidade de muitas crianças serem presenteadas.

São recebidas milhares de cartas de todo o mundo, sendo selecionadas primeiramente apenas aqueles que seguem alguns requisitos formais para que sejam consideradas autênticas. Em seguida, é feito o estudo da vida/história da criança e é verificado se as informações passadas nas cartas são verídicas. Por último, é estudado o seu comportamento neste ano.

No arquivo da empresa são encontrados documentos da área meio e área fim. Na área meio são encontrados documentos comuns a qualquer outra empresa, ou seja, documentos sobre sua organização e funcionamento, da área de pessoal, de compra de material, etc. A documentação da área-fim diz respeito às atividades ligadas aos pedidos recebidos por meio das cartas que as crianças mandam.

Com a ajuda de profissionais da Arquivologia, o arquivo da empresa é organizado seguindo um plano de classificação próprio da área meio e da área fim.

O grupo Papel Noel usará a empresa Jingle Bells para a realização do trabalho final da disciplina.


Introdução

Este trabalho final do grupo Papel Noel tem o objetivo de analisar as características internas e externas dos documentos para verificar a veracidade e autenticidade dos documentos e elaborar um plano de classificação efetivo para o arquivo da empresa. Porém, mais do que fazer as análises diplomáticas e tipológicas dos documentos, o grupo Papel Noel quer desmistificar o que costumam dizer sobre o Papai Noel e seu trabalho.
No decorrer do trabalho será possível entender algumas questões relacionadas a esses mitos, principalmente se estas forem relacionadas à produção de documentos. Por exemplo, o que podemos dizer agora para vocês é que, ao contrário do que dizem, não são os duendes que fabricam os brinquedos que as crianças pedem ao Papai Noel. Como já dito na contextualização do trabalho, e repassado pelo governo de cada país o dinheiro para empresa Jingle Bells possa comprar os presentes para as crianças.
Com isso, muitos documentos precisam ser criados para que essas atividades de compra e venda, além do estudo das cartas e da vida das crianças sejam realizadas. Outra coisa que poderá ser entendida neste trabalho é que não há distinção entre funcionários, estagiários e voluntários. Quando entram para trabalhar na empresa Jingle Bells, todos passam a ser “duendes” e fazem os mesmos trabalhos.
O motivo pelo qual existem funcionários e estagiários é que uma empresa tão grande como a Jingle Bells pode usufruir da mão de obra de três estagiários para cada funcionário contratado. Para a empresa, vale muito a pena contratar estagiários por ser uma mão de obra barata e o Papai Noel avalia os jovens estagiários como mais ágeis e motivados para o trabalho de sua empresa.
Também é proposta deste trabalho final passar para os visitantes do blog como são gerados e organizados os documentos do arquivo da Jingle Bells. Esses documentos são produzidos a partir de uma série de atividades da empresa, que nada mais é que uma empresa que compra e distribui brinquedos na noite de natal com o intuito de presentear crianças que fizeram por merecer durante o ano que se passou.
O Papai Noel representa todo o funcionamento da empresa Jingle Bells, ou seja, a imagem do bom velhinho é passada sem que seja mencionado o nome da empresa às crianças. No entanto, todo o trabalho, exceto a entrega dos presentes, é realizado pelos duendes da Jingle Bells, que até mesmo depois do natal continuam trabalhando para concluir suas atividades, como por exemplo fazendo a análise da satisfação das crianças em relação aos presentes que ganharam
Enfim, ao observar o plano de classificação desenvolvido para o arquivo da Jingle Bells é possível conhecer e entender melhor muitas alguns detalhes a respeito do funcionamento desta empresa e, por se tratar de um arquivo fictício, o grupo Papel Noel optou por fazer um glossário a fim de explicar cada série, função e tipologia do plano de classificação desenvolvido.
Aproveitem bastante e qualquer dúvida podem entrar em contato com os integrante do grupo: Ayana Leal, Cassio Costa, Marcella Mendes e Pedro dos Santos.




topo