RSS

Somos Ayana Leal, Cassio Costa, Marcella Mendes e Pedro dos Santos, alunos do curso de Arquivologia da UnB e componentes do grupo Papel Noel da disciplina Diplomática e Tipologia Documental ministrada pelo Prof. Dr. André Porto Ancona Lopez :)

Discussões Sobre os Resultados, Considerações Finais e Referências Bibliográficas

DISCUSSÕES SOBRE OS RESULTADOS E CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nosso trabalho final sobre os arquivos do Papai Noel foi muito focado na criação e análise dos documentos sobre a vida do papai noel. Para isso, criamos a empresa JingleBells e seus respectivos documentos. Tivemos a oportunidade de mais uma vez colocar em prática tudo o que aprendemos em sala de aula sobre diplomática e tipologia documental. Classificamos vários documentos de diferentes espécies, da área-meio e da área-fim, assim pudemos ver a diferença quanto à classificação quando tratamos com tipos variados de documentos. A classificação dos documentos foi feita de forma singular, ou seja, cada documento foi analisado separadamente dos demais para que se tenha mais clareza na ordenação dos requisitos propostos em nossa classificação. Criamos um Código de Classificação da empresa Jingle Bells para entendermos como os documentos da empresa estavam dispostos na instituição e fizemos um aparato geral do contexto do nosso blog com a diplomática.

O estudo dos documentos do Arquivo do Papai Noel, objetivo do Trabalho Final do nosso grupo, serviu para o levantamento de várias discussões teóricas sobre a disciplina Diplomática. A criação de um arquivo fictício, inserido em um contexto de uma lenda bastante famosa no Ocidente, trouxe perspectivas de criação e análise de documentos singulares, que de modo convencional não existiriam em nossa realidade. A partir da criação de um contexto específico (A empresa JingleBells, critérios para distribuição de presentes e a analogia a uma fábrica de brinquedos) foi possível construir um contexto  de produção documental próprio, conquanto os documentos sejam bastante semelhantes aos documentos contemporâneos usuais. Os documentos estudados não foram analisados individualmente, mas sim, dentro de um contexto próprio, o que possibilitou o entendimento de todo o conjunto documental, comprovando a característica de inter-relacionamento entre os documentos arquivísticos. Devido à grande singularidade do tema, acreditamos que o trabalho serviu como um forte instrumento para o melhor entendimento dos documentos contemporâneos, o que pode ser comprovado pela série de atividades desempenhadas pela empresa Jinglebells e na grande quantidade de documentos produzidos por ela.  Pode-se concluir que o tema do nosso trabalho serviu para fomentar fortes discussões acerca do assunto e, com isso, auxiliar na construção do conhecimento diplomático de cada membro do grupo.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivístico. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional,p.136, 2005.

PAES, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática. 2a ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1991.

SOUSA, Renato Tarciso Barbosa de. Classificação de documentos arquivísticos: Trajetória de um conceito. Disponível em<http://www.arquivistica.net/ojs/include/getdoc.php?id=294&article=64&mode=pdf>. Acesso em 1fev.11.

COUTURE, Carol; ROUSSEAU, Jean-Yves. Os Fundamentos da Disciplina Arquivística. Lisboa: Dom Quixote, 1998. 357.

LOPES, Luis Carlos. Os arquivos, a gestão da informação e a reforma do estado. Arquivo & História, Rio de Janeiro, n. 4, p. 37-49, out. 1998.


DEMAIS LINKS