RSS

Somos Ayana Leal, Cassio Costa, Marcella Mendes e Pedro dos Santos, alunos do curso de Arquivologia da UnB e componentes do grupo Papel Noel da disciplina Diplomática e Tipologia Documental ministrada pelo Prof. Dr. André Porto Ancona Lopez :)

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Vice-presidente exige devolução de “troféus de guerra” do Brasil

Em discurso comemorativo aos 140 anos do fim da Guerra do Paraguai, o vice-presidente do país, Federico Franco, afirmou que a "cicatrização do povo paraguaio" só começará depois que o Brasil devolver um suposto arquivo militar e o canhão "Cristão", hoje em exibição no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.

“O meu país nunca vai cicatrizar a ferida da epopeia de 1865 a 1870 se o Brasil não devolver o arquivo militar que injustificadamente retém hoje, como também o canhão Cristão, que devem retornar ao Paraguai para que se inicie a cicatrização do nosso povo”, afirmou Franco.

O vice-presidente disse esperar “que essa mensagem chegue ao presidente Lula” para que a devolução seja feita “antes cedo do que tarde”. Para ele, é “incrível” que o Brasil ainda mantenha troféus da guerra.

Franco participou na condição de presidente em exercício de ato na cidade de Cerro Corá, onde o ditador paraguaio Francisco Solano López foi morto por tropas brasileiras, dando fim à guerra. O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, estava no Uruguai, por isso não se pronunciou.

Em exibição no Museu Histórico Nacional, o canhão Cristão recebeu esse nome porque foi construído a partir de sinos de igreja. A arma foi apreendida em fevereiro de 1868, quando o Brasil tomou a fortaleza de Humaitá, no rio Paraguai. Já um arquivo militar provavelmente não existe, garante o historiador Francisco Doratioto, autor do livro Maldita Guerra, um dos estudos mais importantes sobre o período.

Fonte: Jornal do Comércio

5 comentários:

Adrielly Cristina Martins Torres disse...

Vocês acham mesmo que um arquivo e um canhão podem afetar tanto parte da história de um país? Eu achei esse vice-presidente meio exagerado. Qual foi a intenção (opinião e crítica) ao postar sobre isso?

Beijos.

Pedro Borges disse...

Bom, na minha opinião esse presidente é sim exagerado, mas ele tem seus motivos. Ele não acha uma atitude correta o fato de o Brasil ter até hoje uma "exibição" de troféus de guerra, como se esses troféus fossem motivo de orgulho para o país.
Eu postei sobre isso a título de curiosidade mesmo, para que as pessoas vejam um pouco do que rola por fora da TV(mídia mais visualizada pelos cidadãos), além do fato disso retomar mais uma vez o tema dos arquivos militares.

É isso! xD~

AUrquivo bom pra cachorro disse...

Adoreiiii o novo Layout!

Bruna de Melo

Marcella Mendes disse...

Obrigada Bruna :D

Adrielly Cristina Martins Torres disse...

:)

Postar um comentário